segunda-feira, 18 de abril de 2011

Seminário-Parte 2 de 2- Poder do Eu

Seminário da disciplina de Comunicação e Expressão - Apresentado em 15/04/2011
  Tema: A crise da razão e uma idéia de solução.
  Dividido em duas partes, sendo:


   2º PARTE – PODER DO EU
* Reconstrução

* Alteração – Max Stirner (filósofo)

* Modificação – Mahatma Gandhi (fundador do Satyagraha)

   Segue então a segunda parte do seminário apresentado, abaixo:
   Diante de um mundo incerto, incontrolável e assustador, o que resta para o ser humano?
  O que resta :a reconstrução, a mudança, a capacidade de modificação, de alterar, resta a determinação e a coragem para mudar, ou seja, resta o ser humano e suas ilimitadas capacidades não apenas de se adaptar, mas principalemtne de modificar o ambiente em que vive e sua prórpia personalidade e amplificação de conhecimentos.
   Resta a evolução pós-moderna.
   Mas isto basta, seria o suficiente pra se manter as esperanças?!
   Como diria Einstein, tudo é relativo...
  Há aqui, não a pretensão de oferecer uma proposta, mas sim, a de fazer o convite para o reconhecimento ou a auto-percepção e o uso do poder do EU.
   Mas o que é o Eu e o que seria este poder do Eu?
  O Eu, , seria o seu eu interior, sua alma, seu espírito, suas singularidades , seus valores, seria enfim, a essência do ser humano.
  O Poder do eu, seria a a execução da força vital para que sua“vontade de potência”, afinal, possa alcançar os frutos desejados, por meio de atitudes tomadas. Ou seja, o poder do EU é a execução da força da vida, força do crêr em você mesmo e nas suas capacidades de transformar, de agir, de modificar, de revolucionar, de melhorar, enfim, reformar o ambiente ou o mundo ou em que se vive.
  Isto, obviamente, pela filosofia que envolve a motivação deste trabalho, não pode prescindir de “máximas morais” que dignifiquem o “vir a ser” de cada Ser e coisa vivente
   E sobre esta filosofia, cita-se o trecho da obra de Max Stirner:
Livro:”O único e sua Propriedade”- (Publicado em 1844-Max Stirner)
   “Qual o papel da filosofia? O pior homem é o que pensa que não tem filosofia, ou que a confunde com o pragmatismo diário de uma vida sem sentido violada que está. A maior indecência é a praticada consigo mesmo; tudo o mais é conseqüência. O que mente para si mesmo abre vácuos abismais em seu ser que qualquer parca estupidez e palavreado pomposo lhe corrompe e o avilta para sempre, como uma droga ou um vírus que lhe suga a mente. A filosofia sem prática é inócua; a prática da vida sem filosofia é desumana! Usando-se a filosofia pode-se almejar “suspender o real” para fora e para além das categorias e conceitos entronizados.
   É claro que ela pode igualmente ser usada pelos servos da escuridão para instaurar e sempre renovar ardilosamente a servidão ao arbítrio do poder dos que se acham superiores – estão, eventualmente, superiores, mas não passam de pífias sombras da noite. Mas para muitos, a filosofia é instrumento a quebrar espelhos, a destruir imagens e formatar vórtices que levam certos espíritos verdadeiramente poderosos e humanos a escolherem afinal o “bem”, em si, para si, sem impedir que todos assim possam estoicamente trilhar seu caminho de luz nesta existência.
   Apenas a história não volta atrás (materialismo histórico dialético). Viver como Um único deve ser possível no Estado de direito, pois é a partir daí que estão concretamente dadas as possibilidades de ir adiante, de olhar “atrás do espelho” e ir mais além. Razoável e concretamente, isto implica em uma verdadeira opção existencial com uma vontade verdadeira de ser probo (honesto, honrado) consigo e com tudo o que povoa nosso conhecimento cosmológico“
    A idéia ou o convite aqui é que se reconheça que por meio da atitude, da criatividade e do uso da imaginação, como componentes de alteração, possamos modificar indivualmente, em nosso dia a dia, em nosso cotidiano, tudo o que até então acreditávamos como desnecessário por sua insignificância de resultados individuais, mas que porém, feito nesta freqüência e sempre, trarão ao todo, a mudança desejada para um mundo mais justo, um mundo mais digno, um mundo melhor de se viver.
   Abaixo seguem duas citações de Mahatma Gandhi:
   “Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores... Tornam-se seu destino.”
    “Seja você a mudança que você deseja ver no mundo”
    E abaixo, uma máxima de Max Stirner pra finalizar:
  "Através das idéiasfixas surgem os crimes" (Aus fixen Ideen entstehen die Verbrechen)
   Finalizando, esta  segunda parte, menciona-se abaixo:
   Autores citados na segunda parte da apresentação do seminário:
  • Mohandas Karamchand Gandhi ( Porbandar 2 de outubro de 1869 — Nova Déli, 30 de janeiro de 1948), mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (do sânscrito "Mahatma", "A Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.
  • Johann Kaspar Schmidt, conhecido pelo pseudônimo Max Stirner, (Bayreuth, 25 de Outubro de 1806- Berlim, 26 de Junho de 1856) foi um escritor e filósofoalemão, com trabalhos centrados no existencialismo, niilismo e no Anarquismo individualista.
(Origem: Wikipédia)

     Livro»Der Einzige und sein Eigentum« (O único e sua propriedade), De 1844
    Página 209- (Deutsche Buch Gemeinschaft, 1901 3. ed. - 379 páginas)

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